Faça um bom negócio: elimine um “político ladrão”

Em vídeo, grupo humorístico de Brasília faz paródia de um minuto com comercial de compra e venda pela internet para mostrar a importância do voto para mudar a política: “Não dê voto para ladrão”

Congresso em Foco
Há um dito popular a dizer que, diante de uma desventura irremediável, “é rir para não chorar”. E é mais ou menos isso o que o canal do Youtube CanalSo1Minuto transparece ao desalentado eleitor brasileiro, além da óbvia mensagem da importância do voto, com o hilariante filmete intitulado “Bom negócio – #nãodêvotopraladrão”.

Paródia de um comercial de vendas pela internet – em que uma personalidade polêmica simboliza, com a cabeça, um objeto obsoleto –, o vídeo recorre ao Congresso para mostrar o que não serve mais à democracia brasileira. Na célebre abóbada sobre o plenário do Senado, obra de Oscar Niemeyer, aparece a cabeça um ator devidamente trajado de gravata que, encarnando o político corrupto, ridiculariza as manifestações de junho de 2013.

“Fizeram manifestaçãozinha e acabou em pizza! E eu continuo com meu 15º salário e viajando em jatinho do governo, cheio de privilégios! Não adianta reclamar, você são fogo de palha! O gigante adormeceu! Era só pelos 20 centavos”, zomba o político às gargalhadas, lembrando que está no terceiro mandato e, mesmo depois de tanta falcatrua, sempre é reeleito.

Qualquer semelhança com a realidade do Parlamento não é mera coincidência. Mas pode ter consequência: munida de uma urna eletrônica, uma personagem dá o devido fim, por meio do voto, ao mau político.

Bem, as imagens falam por si. E, engraçadas que são, podem servir de inspiração para quem ainda não entendeu a importância do voto e não curte a sisudez da política.
A paródia é feita pelo Canal Só 1 Minuto, que atua na produção de espetáculos teatrais e vídeos de humor para o Youtube. O grupo brasiliense atualiza o canal toda quinta-feira às 11h com vídeos humorísticos de 60 segundos. Saiba mais sobre a trupe.