O trabalhador brasileiro conta a
partir desta quarta-feira, (08), com mais um importante aliado na hora
de procurar recolocação profissional. O Portal Mais Emprego, do
Ministério do Trabalho e Emprego, permite que o próprio cidadão pesquise
e se candidate às vagas existentes no Sistema Nacional de Emprego
(Sine) sem precisar sair de casa ou depender de um intermediário.
O sistema, disponível pela internet em http://maisemprego.mte.gov.br/ ou por meio do sítio no MTE (www.mte.gov.br),
também oferece informações sobre o andamento do seguro desemprego,
oportunidades de qualificação profissional e abono salarial. Para o
empregador estão disponíveis o Seguro desemprego web, a opção de
disponibilizar vagas e demandas por cursos profissionalizantes e a
possibilidade de repassar os dados do Cadastro Nacional de Empregados e
Desempregados (Caged).
O Maranhão concentra 3.385 vagas, que podem ser verificadas pelos candidatos acessando o portal.
O sistema já estava no ar, em testes e passa a
ser divulgado a partir de hoje nas redes sociais com foco no apoio ao
trabalhador que busca um novo emprego. Tem como maior destaque a oferta
de vagas de todo o País, simultaneamente, pelo acesso ao banco de dados
do Sine. Esse sistema, durante a fase de testes, no ano passado, captou
mais de 2,6 milhões de oportunidades de trabalho. A expectativa é
oferecer volume semelhante em 2015. O Portal também permite ao
trabalhador preencher e imprimir seu cadastro curricular e manifestar
interesse por cursos de qualificação profissional do Pronatec. Também
podem ser obtidos dados do PIS e verificadas informações sobre sua
ocupação no mercado de trabalho, por meio da Classificação Brasileira de
Ocupação (CBO).
Para as empresas o sistema auxilia no
atendimento das disposições trabalhistas, quando possibilita o
empregador enviar o requerimento do Seguro-Desemprego pela internet,
dispensando o requerimento adquirido em papelaria, substituindo o
preenchimento manual pelo eletrônico.
O portal disponibiliza aos empregadores as
informações curriculares dos trabalhadores inscritos na intermediação de
Mão de Obra, facilitando assim a busca para o preenchimento das vagas.
No ato da solicitação do Seguro Desemprego, o
trabalhador é obrigatoriamente inscrito nos processos de intermediação
de mão-de-obra. Nessa ocasião é oferecida uma ou mais opções de emprego
formal, observada de acordo com o nível de escolaridade, formação,
especialização, qualificação e remuneração, grau de complexidade e
jornada da ocupação anterior.
As oportunidades de trabalho oferecidas pelo
Portal Mais Emprego são informadas diariamente pelos empregadores ao
MTE. Após a realização do cadastro no Portal Mais Emprego o trabalhador
poderá verificar vagas de emprego condizentes ao seu perfil
profissional, e se auto candidatar aos processos seletivos, sem ter de
ir a um Posto de Atendimento do Sine, bem como ter acesso aos demais
serviços disponíveis.
Para se inscrever no Portal Mais Emprego e acessar o serviço de
intermediação de mão de obra, o trabalhador precisa ter, no mínimo, 14
anos de idade, informar o número da identidade, da Carteira de Trabalho e
Previdência Social (CTPS), do Programa de Integração Social (PIS),
Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) ou Número
de Identificação do Trabalhador (NIT).
Também é necessário informar a formação
acadêmica e os cursos profissionalizantes realizados, além do seu
perfil, pretensão e experiências profissionais, com e sem comprovação. O
campo pretensão profissional é o local de preenchimento das vagas de
emprego que o trabalhador deseja concorrer. É possível informar até seis
cargos desejados.
Para se cadastrar no Portal Mais Emprego e
disponibilizar vagas de emprego, o empregador precisa fazer um login de
acesso com o número de identificação registrado. Para isso é necessário
ter em mão o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), o CEI
(Cadastro Especifico do INSS) ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Caso o empregador já tenha comparecido a uma
Agência do Sine, o cadastro já estará preenchido, então será necessário
apenas verificar se as informações precisam de atualização. O cadastro
está dividido em cinco etapas, para que seja informados a identificação,
contatos, principais atividades da empresa e o período que mais efetua
contratações. Também é necessário selecionar a agência do Sine que
ficará responsável por validar o cadastro, as informações das vagas que a
empresa cadastrar e prestar todo o apoio durante o acompanhamento do
preenchimento da vaga.
Se o trabalhador ou o empregador tiver algum
problema ou a dúvida para realizar o seu cadastro no Portal Mais
Emprego, é necessário procurar a agências de atendimento do Sine mais
próxima.